ALÉM DO QUE OS OLHOS PODEM VER
ATIVIDADE COM ESTUDANTES VENDADOS FOI ORIENTADA PELA PROFª. ME DANIELA MARIA MEDEIROS
Os acadêmicos do curso MBA em Diversidade e Desenvolvimento de Práticas Inclusivas nas Organizações tiveram uma aula diferente. Orientados pela Profª Me. Daniela Maria Medeiros, os alunos da disciplina Cultura brasileira e Cultura Organizacional puderam refletir por meio de uma dinâmica em sala de aula, sobre o que é cultura nas corporações.
Na atividade os estudantes tiveram os olhos vendados e responderam a perguntas relacionadas ao curso, a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas organizações as quais eles fazem parte e especialmente de como eles se sentiram com os olhos vendados. Na turma, duas estudantes têm deficiência visual, então a atividade também tinha o objetivo de que, mesmo rapidamente, os estudantes conseguissem se colocar no lugar das colegas.
De acordo com a professora, esta foi uma forma de analisar a cultura, o espaço, o grupo além do que os olhos podem ver. “É uma forma de analisar a cultura, que é algo não palpável. E também para acessar os sentimentos. Esta dinâmica pode trazer inquietações, autoanálise e fomentar a cultura da empatia, do respeito que é fundamental em qualquer espaço, seja ele de trabalho ou não”, explica a professora.
A estudante Ciraiane Alves Aguiar (foto) é deficiente visual. Assistente de Gestão de Pessoas, Ciraiane conhece os desafios da diversidade nas empresas, das necessidades e medidas que devem ser tomadas estruturais, mas em sua maioria na conscientização das equipes. Segundo ela, a atividade foi uma experiência muito boa para a turma. “O ser humano é muito visual. Estas atividades são bacanas para nos lembrar que por mais que tenhamos uma limitação, ainda é possível acessar os outros sentidos. E principalmente sobre o desenvolvimento estratégico das organizações que passa muito por questões culturais”, destaca a estudante.