comung

Líder de Universidade Mexicana integra programação do VIII Fórum de Gestão e Inovação do Comung

Laura Navarrete debateu a importância das Instituições Comunitárias de Ensino para a sociedade. O evento segue com atividades online e gratuitas até 12 de novembro.

Na tarde de ontem, 10, o VIII Fórum de Gestão e Inovação do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) iniciou sua programação. A edição, denominada Tendências na educação superior: novos paradigmas, abre diálogos sobre novas tecnologias educacionais, empreendedorismo, inovação e a relação das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES) com a sociedade. Devido à pandemia as atividades ocorrem de forma online.  Hoje, 11, a primeira palestra do dia foi com Laura Estela Navarrete, líder da Universidad Jesuita de Guadalara (ITESO) do México.

Ao longo da palestra As experiências da ITESO na interação com a comunidade dentro da formação acadêmica, Laura reforçou a relevância das instituições comunitárias de ensino na formação acadêmica e como ferramenta de transformação social: “experiências universitárias de promoção da participação cidadã são fundamentais para a formação. Desenvolvemos projetos que colocam a universidade como agente transformador. Assim, proporcionamos uma visão crítica, solidária, reflexiva e propositiva. Buscar equidade e justiça social é uma forma de concretizar nossas definições institucionais”, afirmou.

Também participou da conversa, como mediador, o vice-reitor de pós-graduação, pesquisa e extensão da Unijuí, Fernando Jaime González.

As palestras que compõem o fórum possuem temas diversos no ramo da inovação e são promovidas pelo Comung e pelas ICES. As atividades seguem acontecendo até amanhã, 12 de novembro.  Para acompanhar o evento, basta realizar cadastro gratuito através do link https://www.univates.br/eventos/evento/9253-viii-forum-de-gestao-e-inovacao-do-comung-evento-virtual . A programação completa também está disponível no site do evento.

O público-alvo são gestores, docentes, discentes, técnicos-administrativos das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES) e Instituições de Ensino Superior (IES), além do público externo interessado no tema – em especial as empresas parceiras dos ambientes tecnológicos e parceiros do executivo e legislativo. Acompanhe a programação e participe!