Sem título

Encerramento do VIII Fórum de Gestão e Inovação do Comung conta com reflexão sobre o papel fundamental das Instituições Comunitárias de Ensino

Na noite de hoje, 12, foi oficialmente encerrada a programação do VIII Fórum de Gestão e Inovação do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). O evento, que teve início neste dia 10 de novembro, contou com uma programação diversificada, em torno das Tendências na educação superior: novos paradigmas. No encerramento, a Diretoria do Comung refletiu sobre o evento e debateu a importância das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES) para a sociedade, especialmente durante a pandemia, onde foram e são ativas no enfrentamento da Covid-19.

Segundo a Presidente do Comung e reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, “foram três dias de questionamentos e aprendizagens fundamentais. E também foi o momento em que percebemos como nos movimentamos enquanto instituições comunitárias. Neste ano de pandemia colocamos em prática, mais do que nunca, o que é ser uma Universidade Comunitária. O compromisso social, a questão de colocar a ciência a serviço da sociedade e a colaboração constante das 14 instituições do Comung em localidades fez toda a diferença. O que nos une é fazer Educação Superior com qualidade”.

O reitor da Univates, Ney José Lazzari, também ressaltou que foram três dias intensos de programação, com palestras que proporcionaram reflexão e resultaram na aproximação das Universidades Comunitárias. “Foi um prazer muito grande para a Univates sediar este evento, que reuniu quase mil pessoas em diversos momentos. Ficou claro, ao longo destes dias, que nós fazemos muito mais do que produtos. Nós fazemos a educação, o ensino, ajudamos as pessoas a terem suas escolhas na vida e a encontrarem mais oportunidades. É este propósito comum que nos une enquanto Comung, é o que nos move e nos leva adiante”, disse.

Também participaram do momento os membros da comissão organizadora do Fórum e da Diretoria do Comung.

Este ano, devido à pandemia, a programação ocorreu de forma totalmente online. Os debates e palestras ofertados debateram sobre as novas tecnologias educacionais, a reinvenção do ensino superior, as adaptações no período de pandemia, a inovação, a formação com foco empreendedor e a relação das ICES com a sociedade. Além do olhar focado no futuro da educação, também foi reforçado o papel fundamental das Universidades Comunitárias no enfrentamento da Covid-19.