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Selo Instituição Socialmente Responsável ABMES reconhece projeto da La Salle com imigrantes

‘Universidade La Salle Inclui’ acontece desde 2018

Há dois anos, a Universidade La Salle abre suas portas para imigrantes promovendo, entre outras ações, aulas gratuitas de português. Mais de 150 pessoas já passaram pelas capacitações, ministradas de forma voluntária por alunos dos cursos de Letras e do Mestrado em Educação. O projeto, uma iniciativa aprovada pela Extensão Comunitária da Instituição e coordenada pela Assessoria de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais da Universidade em cooperação com o Centro Batista de Referência em Ação Social, foi reconhecido com o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). “O Selo é o reconhecimento do trabalho que a instituição está desenvolvendo ante um tema de importância global, como o da mobilidade humana e que exige respostas locais no sentido de integrar esses visitantes a comunidade tornando-os parte de nossa sociedade”, avalia o Assessor de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais/Reitoria, Prof. Dr. José Alberto Antunes de Miranda.

De acordo com a ABMES, a certificação tem como objetivo mostrar à sociedade que a instituição promove ações com foco no bem-estar social e no desenvolvimento sustentável da comunidade na qual está inserida. Mais de cinco mil ações sociais foram registradas na Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular em diversas áreas, como educação, saúde, cultura e meio ambiente e mais de 50 mil pessoas foram beneficiadas com as atividades, que em sua maioria, foram realizadas de forma remota, adaptadas ao período de pandemia. Foi o caso das aulas de português do Universidade La Salle Inclui, que foram adaptadas – através do ambiente tecnológico humanizado – e realizadas na modalidade online no período da pandemia. 

A instituição disponibilizou o acesso às plataformas digitais de estudo e suporte com todas as orientações. “Poucos estudantes conseguiram acessar, em razão das limitações. Um dos fatores que impulsionou o atendimento mesmo com as dificuldades encontradas, foi o interesse dos educandos em continuar no projeto, que vai se moldando de acordo com as demandas que vão surgindo”, avalia Catia da Rocha Wurth, voluntária e aluna do Mestrado em Educação. Os encontros são em grupo ou individuais e os estudantes são instigados a ler, dialogar e escrever suas histórias de vida. Jacquelin Orvil, imigrante haitiana, agradeceu a oportunidade de participar do projeto: “Esse período de pandemia é muito complicado para nós e a professora Cátia tem muito carinho com todos e manteve as aulas online. Consegui meu certificado no primeiro semestre realizando as aulas na modalidade online”, contou.

A ABMES

Fundada em agosto de 1982, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) congrega entidades mantenedoras do ensino superior particular de todo o território nacional com o objetivo de representá-las nas mais diversas instâncias, governamentais e não governamentais, e de contribuir para o fortalecimento do ensino superior particular brasileiro.

A ABMES desenvolve ações na área acadêmica e no âmbito político com o suporte efetivo de uma equipe técnica multidisciplinar altamente qualificada, ao lado de infraestrutura física moderna e funcional.

Na área acadêmica, a Associação elabora estudos sistemáticos sobre temas relacionados ao segmento privado. Realiza eventos mensais, transmitidos para todo o país pela ABMES TV, além de produzir regularmente publicações, com o objetivo de subsidiar os associados nas suas atividades institucionais.

Conheça mais www.abmes.org.br