Campanha de Arrecadação de Computadores da UFN atende alunos da rede municipal de Santa Maria
Celulares, notebooks e computadores irão auxiliar estudantes no acompanhamento das aulas remotas.
Ocorreu nesta quinta-feira (27), a doação dos equipamentos eletrônicos da ‘Campanha de Arrecadação de Computadores’ realizada por acadêmicos dos cursos de ciências tecnológicas da Universidade Franciscana (UFN). A entrega foi feita no pátio do Conjunto I e também contou com a presença de alunos de oito escolas da Rede Municipal de Ensino Fundamental de Santa Maria, da Prefeitura Municipal e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A ação foi uma proposta da disciplina de Projeto Integrador I, do curso de Ciência da Computação da UFN e teve o apoio das graduações de Sistemas de Informação e Jogos Digitais também participaram do processo. Foram arrecadados 20 equipamentos, entre computadores, notebooks e smartphones que foram doados aos estudantes presentes. A distribuição dos materiais ocorreu por meio de sorteios, posteriormente cada escola apontar três alunos para receberem os utensílios.
“Mantivemos contato imediato com os diretores de cada escola, para que nos passassem os nomes e informações das crianças que mais precisavam de equipamentos. Por estarmos em pandemia, há muitas sem recursos tecnológicos para acompanhar as aulas, por isso a importância da participação de diretores e representantes institucionais”, declarou Maritê Moro, representante do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Santa Maria.
Algumas escolas adotaram estratégias de seleção para identificar a necessidade de cada pessoa. Frente a este exemplo, a vice-diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rejane Garcia Gervini, Livia Campos, destaca que houve o direcionamento de atenção às crianças com maior número de irmãos: “Muitos alunos nossos não têm recursos para acessar as aulas remotas. A estratégia foi selecionar crianças que tivessem mais irmãos, como método de contemplar uma maior quantidade de pessoas. Queremos auxiliar o bloco de alfabetização, pois este é decisivo na educação básica”.
A organização da campanha estabeleceu uma parceria entre a UFN, a OAB e a Prefeitura Municipal, que uniram-se a fim de fazer com que crianças do município pudessem ter acesso às aulas a distância. Segundo a secretária de Educação de Santa Maria, Lúcia Madruga, a parceria entre as instituições assume uma campanha conjunta para auxiliar o município a chegar no público infantil que precisa de auxílio educacional. Ela salienta que o papel do município na entrega de equipamentos, ganha força a partir de iniciativas deste âmbito, pois a assistência passa a ser não somente às entidades de ensino, mas diretamente com estas crianças.
Também esteve presente o prefeito Jorge Pozzobom, que realçou a magnitude da união entre as entidades para o apoio social. “Buscamos incentivar a doação de materiais em perfeitas condições, pois o desapego deve fazer parte da nossa rotina. Desapegar de materiais que muitas vezes não usamos, mas que encontram-se em boas condições e possam auxiliar na vida de pessoas que necessitam. Queremos incentivar uma educação solidária”, completou.
A iniciativa buscou suprir parte das necessidades de crianças que não possuem recursos para acompanhar as aulas remotas durante o período pandêmico. Exemplo disto, é a neta de Lucila Santos, que frequenta a 1ª série na EMEF Diácono João Luiz Pozzobon. “Meu celular havia quebrado, logo minha neta não pôde seguir com as aulas. Mandei uma mensagem para a professora dela, informando sobre o ocorrido e assim que fiquei sabendo da campanha, quis participar, pois é o que vai ajudar na educação dela”, contou Lucila.
A realização separou a atividade em dois momentos, a qual propôs a ida de dois grupos de alunos em horários distintos, a fim de seguir os protocolos de distanciamento social. Participaram da proposta, as instituições: EMEF Rejane Garcia Gervini, EMEF Chácara das Flores, EMEF Irmão Quintino, EMEF Nossa Sra. do Perpétuo Socorro, EMEF Diácono João Luiz Pozzobon, EMEF Tenente João Pedro Menna Barreto, EMEF Luizinho de Grandi e EMEF Padre Gabriel Bolzan.
Os materiais recebidos passaram por formatações e limpezas, efetuadas pelos acadêmicos do curso de Ciência da Computação, responsabilizados também pela elaboração da campanha. “É uma alegria ajudar um pouco às crianças a alcançarem seus sonhos, por parte da educação. Dá esperança às outras pessoas seguirem estudando”, comentou Roger Palma, acadêmico do 5º semestre do curso de Ciência da Computação. Junto dele, Thiago Rocha (1º semestre) e Eduardo Zborowski (2º semestre) também auxiliaram em toda organização da campanha. Todos estudantes de Ciência da Computação e Sistemas de Informação obtiveram a supervisão do professor Alessandro Mainardi, que reiterou a importância da conexão entre instituição de nível superior e sociedade: “Buscamos por meio destas ações, conectar diferentes públicos. É importante conseguirmos manter essa relação, trazendo um grupo de pessoas para dentro da Universidade, e levar a Universidade até elas”.