DSC_9054-scaled-e1625573709751

UCS e Comung integram nova plataforma de inovação desenvolvida pela Acafe

Projeto busca fomentar ações de pesquisa e inovação entre instituições comunitárias e os setores público e privado.

A Universidade de Caxias do Sul, que integra o Comung (Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas), foi a primeira instituição do grupo a receber a Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais) na manhã desta segunda-feira, 5. A sociedade de Santa Catarina deu início ao roteiro de visitas pelas Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES) do Comung, com o objetivo de explicar e apresentar às Universidades o funcionamento e realização do diagnóstico da Plataforma de Inovação das Instituições Comunitárias (Piic).

No dia 14 de junho, Acafe e Comung firmaram parceria para integrar a ferramenta, cujo objetivo é fomentar ações de pesquisa e inovação entre instituições comunitárias e os setores público e privado. A ideia é disponibilizar a plataforma, inicialmente, para as Universidades Gaúchas e, posteriormente, para todas as ICES que integram a Associação Brasileira de Instituições de Ensino Superior (Abruc).

O líder da comissão da Acafe responsável pelo projeto, Adriano Rodrigues, explicou que a ferramenta busca diagnosticar os potenciais de inovações existentes nas instituições, bem como propor modelos de integração de ações em âmbito estadual, envolvendo ensino, pesquisa, extensão e serviços especializados. “A integração das 14 Universidades do Comung ampliará o projeto e o tornará ainda mais rico e eficiente, para que, futuramente, integre todas as ICES do Brasil”, aponta o coordenador da Piic.

Para Jaira Maria Puppim, secretária executiva do Comung, a participação do Consórcio Gaúcho na plataforma é de suma importância, uma vez que o Comung é o maior sistema de Educação Superior em atuação no Rio Grande do Sul, abrangendo todas as regiões do estado. Segundo o presidente do Comung e reitor da UCS, Evaldo Kuiava, fazer parte deste projeto é um caminho de duas vias, que contribui tanto para fomentar os dados da Plataforma, quanto para o desenvolvimento das instituições que a integram.

O projeto teve investimento de R$ 450 mil reais, disponibilizado em 2019 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações por meio da emenda parlamentar, articulada pelo senador Jorginho Mello, pela deputada federal Carmen Zanotto e pelo deputado federal Pedro Uczai. Em 2020, uma nova emenda foi viabilizada, que pretende ser disponibilizada para todas as ICES do Brasil.

Também estiveram presentes no encontro o vice-reitor da UCS, Odacir Deonisio Graciolli, a pró-reitora Acadêmica, Flávia Fernanda Costa, o coordenador do StartUCS, Fábio Verruck, a coordenadora do TecnoUCS, Cassiane Chais, o coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento, Roberto Birch Gonçalves, o coordenador de Serviços, Daniel Faccin, o coordenador de Pesquisa, Matheus Parmegiani Jahn, e o gerente de TI, Alex Fábio Pellin.

Integram o Comung as Universidades UCS, Unisc, Feevale, UFN, UPF, URI, PucRS, Urcamp, Unijuí, Unilasalle, Unicruz, Univates, Unisinos e UCPel. Fazem parte da Acafe as instituições Unoesc, Furb, Udesc, UNC, CatólicaSC, Unesc, Unibave, Unidavi, Unifebe, Uniplac, Univali, Univille, Unochapecó, USJ e Uniarp.

Fotos: Renata Chies