Estudantes da Feevale desenvolvem estudo de guaritas para o Litoral gaúcho 

Demanda foi proposta pela Associação dos Salva-Vidas Militares do Estado

Acadêmicos da disciplina Projeto I – forma e composição arquitetônica, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Feevale, apresentaram um estudo preliminar à Associação dos Salva-Vidas Militares do Rio Grande do Sul (Asavime-RS). A partir da base de conteúdos teóricos e práticos da disciplina, os estudantes, orientados pelos professores Alexandre Rosa Bento e Carlos Henrique Goldman, utilizaram métodos de estudos gráficos e produziram maquetes físicas em escala com um projeto modelo de postos de salvamento (guaritas) para o Litoral do Estado.

Além das maquetes, o estudo contempla plantas baixas, cortes, fachadas, memorial descritivo e perspectivas em 3D. O projeto foi apresentado para o sargento Aragão e o soldado Renan Pradier, representantes da Asavime-RS, e para Ignácio Maria Benites Moreno, representante do Centro de Estudos Costeiros Limnológicos e Marinhos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que também palestrou sobre o bioma do Litoral Norte para os estudantes. “Consideramos que tais atividades contribuem para uma efetiva qualificação na formação do aluno, pois foram expostos a um contexto muito rico de informações e vivências. Foi uma experiência completa de um estudo de projeto arquitetônico e um processo criativo completo”, ressalta Bento.

A exposição dos trabalhos foi realizada de forma virtual e possibilitou a reunião de convidados que estavam em diferentes cidades. Com a oportunidade proposta pela Asavime-RS, os estudantes puderam aprofundar os conhecimentos complementando a teoria e a prática, com a experiência de uma demanda real. “A conjugação de esforços para a realização de projetos conjuntos de ensino, pesquisa, extensão, inovação e intercâmbio técnico-científico e cultural, visa proporcionar aos alunos a experiência de colocar a vivência acadêmica na prática, cumprindo o objetivo de suprir as demandas da sociedade e formar melhores profissionais para o mercado”, destaca a coordenadora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores, Luciana Néri Martins.