b57c4032-d868-4e9c-959c-918a4311934e

Proposta do Comung deverá integrar universidades comunitárias e empresas  

Consórcio é o maior sistema de educação superior do Rio Grande do Sul  

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) apresentou nesta sexta-feira, 15, em Porto Alegre, uma proposta pioneira e inovadora. A intenção é fomentar a cooperação científica e tecnológica focada no desenvolvimento e no aprimoramento de produtos, serviços e processos, promovendo a atualização tecnológica, o incremento de competitividade das empresas e a inovação, por meio da sinergia entre as universidades e o setor empresarial.

Reitores de seis universidades e representantes de quatro federações do Rio Grande do Sul participaram do encontro, que também contou com a presença do senador Luis Carlos Heinze. O Comung, que é presidido pelo reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Evaldo Antonio Kuiava, entende que o Estado tem condições de implementar esse programa de inovação pioneiro, promovendo a interação entre as universidades comunitárias e os setores empresariais.

A proposta do Comung tem como objetivo apoiar e fomentar a inovação através da parceria entre universidades comunitárias e empresas gaúchas; promover a cultura da inovação nas organizações; incentivar a transferência de tecnologia; desenvolver novas tecnologias ou nacionalizar tecnologias existentes; e aperfeiçoar o marco legal para garantir a sustentabilidade das instituições de ensino. “As nossas universidades, que possuem um grande potencial e envolvimento com as suas comunidades, podem ser ainda mais parceiras das empresas, de forma a criar mecanismos que estimulem a transferência de conhecimento e tecnologia”, afirma o reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, que é 2º vice-presidente da entidade.

Portal da inovação 

A proposta do Comung contempla um ecossistema formado por instituições de ensino, órgãos públicos e empresas. A ideia é abranger diversas áreas de atuação, como agricultura e agropecuária; defesa e segurança; indústria criativa; inovação e tecnologias na indústria; materiais avançados; saúde, biotecnologia e indústria de alimentos; tecnologia da informação e comunicação; e tecnologia, meio ambiente e energias renováveis.

Entre os potenciais benefícios está o estímulo ao desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores por meio da interação entre universidade e empresa; o aumento no número de empregos gerados pelas empresas instaladas no Estado; o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa, extensão, inovação, serviços tecnológicos e transferência de tecnologia; o fomento à busca por soluções para problemas e gargalos; a criação de novas empresas; e a transferência de  conhecimento e de disseminação de tecnologias.

 

O próximo passo do Comung é a criação de um portal da inovação para a divulgação de oportunidades e promoção da interação entre demandantes e solucionadores. Deverá ser construída uma estrutura regional de apoio e incentivos fiscais aos projetos do programa, com prospecção articulada entre os atores, buscando recursos nos principais órgãos financiadores nacionais e internacionais. Editais também serão lançados para incentivar o desenvolvimento de parcerias entre universidades e empresas, incrementando a pesquisa e a inovação tecnológica.

A apresentação da proposta contou com as presenças dos reitores Evaldo Antonio Kuiava (UCS), Cleber Prodanov (Universidade Feevale), Paulo Fossatti (Unilasalle), Evania Schneider (Univates) e Irani Rupolo (Universidade Franciscana) e do vice-reitor Fernando Jaime González (Unijuí). Também participaram o senador Luis Carlos Heinze e representantes da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), e Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul (Ocergs). 

Sobre o Comung 

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) é o maior sistema de educação superior do Rio Grande do Sul. É composto por 14 instituições, abrangendo quase todos os municípios do Estado. Essas universidades concentram cerca de 155 mil estudantes, 896 cursos de graduação, 693 programas de pós-graduação e mais de 1.300 programas comunitários.

As universidades que integram o Comung possuem cerca de 32 mil postos de trabalhos diretos e indiretos e quase quatro mil projetos de pesquisa. No total, são 42 campus, oito parques científicos e tecnológicos, 11 centros de inovação, 13 incubadoras tecnológicas. Em seus espaços estão 610 empresas incubadas e são responsáveis por 322 marcas e 271 patentes registradas.

* Com informações da assessoria de imprensa da Feevale

Fotos: Viviane Born