Monitores para o programa Escolha Certa RS

Comung seleciona monitores para o programa Escolha Certa

Iniciativa em parceria com a Seduc busca melhorar as aprendizagens dos estudantes no pós-pandemia

As instituições que compõem o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e a Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc) estão com inscrições abertas para interessados em exercer a função de monitores no Programa Escolha Certa RS. A iniciativa tem o intuito de melhorar as aprendizagens dos estudantes no pós-pandemia e estimular os jovens para as oportunidades de aperfeiçoamento para o mundo do trabalho. Nesta perspectiva, destina-se aos egressos da rede pública estadual que concluíram o ensino médio em 2020 e 2021.

No total, estão disponibilizadas mais de 100 vagas para monitores, que vão acompanhar os estudantes inscritos no desenvolvimento de quatro componentes curriculares: Português, Matemática, Inglês e Projeto de Vida e Letramento Digital, com foco na capacitação para o mundo do trabalho. Para se candidatar, é necessário ter concluído graduação ou ser acadêmico do último ano dos cursos das áreas indicadas. As instituições que compõem o Comung serão responsáveis pela formação dos monitores, por componente curricular, tanto para a condução e mediação pedagógica, quanto para o cuidado com o acolhimento e sensibilização dos estudantes para vínculo ao projeto. Cada monitor desenvolverá seis horas de atividades semanais. Para obter outras informações é possível entrar em contato pelo e-mail comung@comung.org.br.

A reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, está entre as gestoras de IES responsáveis pelo desenvolvimento do programa por meio do Comung. Ela destaca que as instituições comunitárias têm um papel histórico no desenvolvimento educacional do Estado como um todo. “Fomentar a educação é uma característica primordial das instituições comunitárias de ensino superior. Neste momento em que a educação básica sofre os efeitos dos anos de pandemia e verifica o afastamento dos bancos escolares de muitos estudantes, seremos protagonistas, junto ao governo do Estado, para reverter esses efeitos e proporcionar a estes jovens possibilidades de um futuro melhor”, avalia.

A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, destaca que o modelo visa atender a uma demanda dos próprios estudantes, que foram prejudicados pelo período da pandemia e demonstraram interesse em continuar o aprofundamento dos estudos após estarem formados. “Vivemos um momento de muitas dificuldades devido à pandemia e, na área da Educação, não seria diferente. Nossos alunos do Ensino Médio tiveram perdas de aprendizagem e a nossa meta é oferecer um período a mais de estudos para que se sintam seguros antes de ingressar no mundo do trabalho”, explica.

O projeto envolve as instituições do Comung, que se organizaram entre coordenações, produção de conteúdos, videoaulas, lives, material de ensino, seleção, acompanhamento dos monitores, dentre outras demandas.

 

Período de atividades

A ação, que será realizada entre os meses de junho a dezembro deste ano, é destinada para os estudantes que concluíram o 3º ano do Ensino Médio entre os anos de 2020 e 2021. O estudante poderá escolher se prefere cursar o Escolha Certa de forma presencial ou apenas remota. No formato remoto, as aulas serão disponibilizadas via plataforma Google Sala de Aula e contarão com atividades síncronas e assíncronas. Na modalidade presencial, as aulas acontecem em cidades-polo. As aulas, presenciais ou remotas síncronas, ocorrerão sempre às terças e quintas-feiras no turno noturno, das 19h às 22h.

Ao longo do projeto, os monitores serão acompanhados pelo coordenador do respectivo componente curricular, em encontros on-line sistemáticos, para estudo dos conteúdos e atividades, alinhamento de condutas, identificação de dificuldades e gerenciamento das situações específicas.

 

Inscrições de monitores

As inscrições para interessados em participar como monitores ocorrem até o dia 10 de junho e estão disponíveis clicando aqui.

https://forms.gle/2mwDrHzguFcD1BtaA