Fotos: Acervo da Equipe UCS no Projeto Rondon
Fotos: Acervo da Equipe UCS no Projeto Rondon

Estudantes da UCS retornam de Minas Gerais com novas experiências na bagagem

De 30 de junho a 17 de julho, oito acadêmicos e duas professoras da Universidade realizaram ações de cidadania no município de Novorizonte

Por terra, Novorizonte fica a cerca de 700 quilômetros da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte. Foi por lá, no pequeno município, com população estimada em 5,2 mil habitantes, que oito estudantes e duas professoras da UCS realizaram atividades de cidadania e promoção social. A proposta inicial era atuar voluntariamente na cidade vizinha de Campo Azul, mas mesmo com a mudança a poucos dias de iniciar o Projeto Rondon, a equipe da UCS pôde desenvolver um trabalho capaz de fazer a diferença no município, explica a professora Aline Trindade Ramos, da Área do Conhecimento de Ciências Jurídicas. Eles trabalharam em parceria com acadêmicos e professores da Faculdade de Medicina de Jundiaí, de São Paulo.

Em Novorizonte, a equipe da UCS trabalhou diversas temáticas, com públicos variados e considerando demandas regionais. Algumas demandas foram elencadas pela comunidade do Norte mineiro e acabaram sendo atendidas, com muita dedicação e cuidado. Dentre as oficinas, a ação de culinária proporcionou uma troca de conhecimentos com a comunidade mineira, a partir da produção de receitas do Rio Grande do Sul e também de pratos tradicionais locais. O projeto resultou em uma publicação entregue aos participantes da oficina.

Uma demanda que surgiu no contexto local foi a de assessorar a criação de uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis. Durante as reuniões com os interessados no projeto, a equipe da UCS deu suporte necessário ao grupo e fez as orientações a partir dos conhecimentos dos acadêmicos.Ainda durante a presença no município, uma gincana educativa ambiental foi realizada na Escola Estadual presente no município.

A atividade movimentou alunos e abordou, a partir das tarefas, temas relevantes como agroecologia, águas, resíduos, materiais recicláveis, empreendedorismo, empoderamento feminino, saneamento, Fake News, entre outros.

Também no plano educativo, os professores da rede municipal puderam participar de uma oficina de informática, com instrumentalização sobre elementos básicos, aplicativos educativos e comandos da internet. A atividade foi desenvolvida a partir de uma demanda reprimida sinalizada pela comunidade.

“A operação foi exitosa, a população local acolheu o projeto e recebeu com muito carinho os rondonistas que ficaram alojados em salas de aula da escola municipal, puderam conhecer a cultura local e realizar essa importante troca de conhecimentos”, destacou a professora Aline.

Por fim, os alunos novamente se reuniram em Montes Claros, no Batalhão do Exército, nos últimos três dias de atividades e compartilharam experiências, apresentando o que foi vivenciado nos municípios do interior. Realizaram, ainda, uma grande integração das universidades participantes.

Equipe UCS

Daniela Zuehl, acadêmica do curso de Engenharia Ambiental
Débora Rocha, licenciada em Educação Física e acadêmica do curso de Direito
Laura Webber Alves, acadêmica curso de Direito
Mariana Dalsotto Smiderle, acadêmica curso de Bacharelado em Ciências Biológicas
Nadine Gelain Caldart, acadêmica de Engenharia Civil
Natali Suzin Panassol, acadêmica de Bacharelado em Engenharia Civil
Rafael Galiotto Thains, Licenciado em Ciências Biológicas e acadêmico de Licenciatura em Química
Suelen Rodrigues Balen, acadêmica do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas

Os alunos da UCS estiveram acompanhados das professoras Aline Maria Trindade Ramos, do curso de Direito, e Adriana Des Essarts Trinidad, do curso de Geografia.