Crédito: Kaleb Lopes
Crédito: Kaleb Lopes

Noite de celebração e posse do novo Reitor da Universidade La Salle

Prof. Dr. Irmão Cledes Antonio Casagrande estará à frente da reitoria da Instituição

Na noite desta quinta-feira (22), a Universidade La Salle realizou a tradicional celebração de fim de ano. Na ocasião, além de festejar mais um ano intenso de trabalho e conquistas, também ocorreu a despedida do Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc e posse do novo Reitor da Instituição, Prof. Dr. Irmão Cledes Antonio Casagrande.

Irmão Paulo em um ato simbólico passou a pelerine branca, símbolo da junção de todas as áreas de conhecimento para o Irmão Cledes. Fossatti está se despedindo da reitoria da Unilasalle após 17 anos, 12 deles atuando como Reitor, e agora atuará como membro do Conselho Nacional de Educação em Brasília. “Esse é um momento muito especial em que a emoção toma conta e a palavra é: gratidão. É muito bom olhar para trás e ver tudo aquilo que construímos, pois educar é mais que ensinar. Eu termino essa etapa com o sentimento de que consegui tocar muitos corações e o Irmão Cledes tem uma história, tem conhecimento, experiência, sabedoria e todas as condições para junto com a equipe continuar a celebrar essa alegria do Evangelho que nós tanto celebramos em muitos momentos”, enfatizou.

Após a leitura do Termo de Posse, o Provincial da Província Brasil-Chile, Irmão Olavo Dalvit o entregou ao novo Reitor. O Provincial destacou a alegria em estar realizando a posse e citou o tema do 46º Capítulo Geral. “Construir novos caminhos para transformar vidas. Não tem outro caminho que não seja a educação e a Universidade nos ajuda a pensar esses caminhos. Parabéns ao Irmão Cledes, que ele tenha sucesso e conte sempre conosco”, afirmou Dalvit.

Irmão Cledes atuava atualmente nos cargos de Vice-Reitor e Pró-Reitor Acadêmico e em seu pronunciamento agradeceu a Deus e também pela parceria de mais de uma década com o Irmão Paulo. “Quero agradecer a Deus pela vida e pela vocação. Como é bom poder olhar para a minha vida e ver Deus agindo nela. Meu agradecimento especial ao Irmão Paulo pelos 13 anos de muita parceria, companheirismo e especialmente pelos anos de aprendizagem”, finaliza o novo Reitor.

Também integram a nova Reitoria o Vice-reitor, Prof. Me. Ir. Eucledes Fábio

Casagrande (que não pode estar presente), o Pró-reitor Acadêmico, Prof. Dr. Márcio Leandro Michel e o Pró-reitor de Administração, Vitor Augusto Costa Benites.

Sobre Ir. Cledes Casagrande 

Casagrande possui graduação em Filosofia pela Universidade La Salle (2003), Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI – 2008), Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS – 2012) e Pós-Doutorado pela Universidade La Salle – Canoas. Possui, ainda, Especialização em Educação: Políticas Educacionais e Gestão Escolar, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI.

Irmão Cledes conta que foi aluno lassalista ainda no Ensino Médio, no La Salle Xanxerê, em Santa Catarina. “Depois ingressei na congregação, me preparei para ser irmão, fui aluno do curso de Pastoral Catequética aqui na Unilasalle. Trabalhei como professor em todos os níveis de ensino. Fui professor dos pequenos, do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Graduação, Mestrado e Doutorado”, relembra. A experiência como gestor, para além das formações no currículo, veio primeiramente nas Escolas da Rede La Salle, passando pela Província e na Universidade. “Os desafios continuam e só aumentam. Temos um planejamento estratégico que temos que repensar sempre, temos que fazer um planejamento para um ou dois anos. O nosso crescimento no EAD é um desafio, é um espaço que precisamos crescer. Também precisamos crescer na graduação presencial. Temos que encontrar formas de continuar ofertando educação de qualidade, com mais tecnologia, com formação de professores, com comprometimento com a comunidade, seja pela Extensão ou pela relação com a comunidade ao redor. Temos, ainda, a questão da sustentabilidade, de encontrar alternativas para viabilizar a missão da universidade. E não existem alternativas mirabolantes ou mágicas a não ser trabalhar, com trabalho em equipe, colocar as pessoas certas para fazer as coisas certas”, completou.

Crédito: Kaleb Lopes