20230228_143635

Presidente do Comung participa da inauguração da Casa dos Raros

Ocorreu na última terça (28), a inauguração da Casa dos Raros, em Porto Alegre. A data, bastante significativa: no Dia Mundial das Doenças Raras, marcando o início dos trabalhos da entidade cujo propósito é ser o primeiro centro de diagnóstico, pesquisa e treinamento das doenças raras na América Latina. Na ocasião, também ocorreu a primeira reunião do grupo de trabalho para a parceria do Consórcio com a instituição. O evento contou com a representação do Presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), Reitor Rafael Frederico Henn.

No primeiro momento, os convidados foram recebidos nas instalações e puderam realizar uma série de visitas guiadas às estruturas. Já na parte da tarde, os convidados foram recepcionados no Instituto Ling, que contou com a presença de diversas autoridades, como o Governador Eduardo Leite.

O Comung é parceiro da iniciativa e terá como missão incentivar a divulgação do serviço oferecido pela entidade na rede de Universidades e na rede de saúde integrante do Consórcio. A Casa dos Raros conta com uma estrutura física de 2.000 m2 para atender, prioritariamente, a população do Rio Grande do Sul e também se propõe a contribuir com o aprimoramento do processo de atenção integral aos pacientes, treinamento e formação, diagnóstico, pesquisas científicas e políticas públicas específicas de doenças raras e a facilitação da jornada do paciente na rede de saúde.