Reunião no MEC

Em visita à Brasília, Comung debate sobre qualidade do ensino EAD

No último dia de visitas à capital do país, Brasília, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), se reuniu com a secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior, do Ministério da Educação (MEC), Helena Sampaio, para tratar sobre um tema importante para o ambiente educacional. O avanços do Ensino à Distância (EAD) foram pauta do presidente do Comung, Rafael Henn, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc); que esteve acompanhado dos reitores que também integram a diretoria do consórcio, a vice-presidente Bernadete Dalmolin, da Universidade de Passo Fundo (UPF); o vice-presidente Cleber Cristiano Prodanov, da Feevale; e o secretário Gelson Leonardo Rech, da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Henn explica que o descontrole do avanço deste método de ensino preocupa os docentes, não em razão da concorrência, mas pela falta de controle da qualidade dos cursos oferecidos. Na reunião, foi solicitado que se aumentem as formas de controle das metodologias, professores e da infraestrutura das instituições, assim como seguem os regramentos as universidades presenciais.

Como exemplo, ele cita que em Santa Cruz do Sul, em 2006 eram cinco instituições EAD e atualmente já são 36. Em Caxias do Sul, no total, são 64 universidades de ensino superior. “Nos preocupa com que formação estes profissionais estão saindo, existem alunos de licenciaturas e de pedagogia que se formam sem terem experiência em sala de aula,” destaca.

Além disso, em todas as visitas, segundo o presidente do Comung, o objetivo também foi explicar o que são as universidades comunitárias e o que as diferenciam das instituições públicas e privadas. “Pedimos mais políticas públicas voltadas às comunitárias, assim como bolsas, financiamentos, a participação nas estatísticas do Inep e emendas parlamentares específicas”, afirma.