WhatsApp Image 2023-10-03 at 19.49.40

Lançada Frente Parlamentar Mista em defesa das Universidades Comunitárias

Nesta terça-feira, 3 de outubro, as 14 Universidades pertencentes ao Comung RS e as 14 Universidades da Acafe de Santa Catarina, realizaram uma agenda conjunta com representantes da Abruc na defesa do modelo comunitário nas mais váriadas frentes. Foram realizadas visitas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, ao Ministério da Educação, e ao Conselho Nacional da Educação.

Ao final do dia, houve o lançamento da frente parlamentar mista em defesa das Universidades Comunitárias. “Isso é algo realmente importante para nós, vários deputados gaúchos e de Santa Catarina prestigiaram o evento que agora vai abrir uma ampla discussão, analisando de que forma o modelo comunitário vai efetivamente auxiliar nas políticas públicas não apenas nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mas também do governo federal. E, além disso, vai discutir a lei 12.881 que criou e efetivou o modelo comunitário e agora precisa ser regulamentado nas mais variadas frentes”, comentou o presidente do Comung, reitor Rafael Frederico Henn, da Unisc.

Nesta quarta-feira, 4 de outubro, os reitores participarão, às 11h, de um encontro com a presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Mercedes Bustamante, quando será apresentado o modelo comunitário e seus indicadores. Às 14h, o grupo se reunirá com a Comissão de Educação do Senado e, às 15h, participará de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, que terá como tema o futuro das instituições comunitárias de ensino superior.

As atividades contam com a presença dos reitores Cleber Prodanov (Universidade Feevale), Rafael Henn (Unisc), Bernadete Dalmolin (UPF), Cátia Maria Nehring (Unijuí), Gelson Rech (UCS), Arnaldo Nogaro (URI), Evania Schneider (Univates), Antônio de Souza Sobrinho (Urcamp) e Fábio Dal-Soto (Unicruz) e o reitor em exercício da Unisinos, Artur Jacobus.