BrunoZulian-8263 (1)

Evento na UCS reforça união pelas universidades comunitárias

“Precisamos de uma legislação que priorize as importantes atividades que as universidades comunitárias desenvolvem para a educação e para a sociedade. Portanto, a necessidade desta discussão, de defendermos e perpetuarmos as universidades comunitárias e levar nosso clamor às instâncias decisórias”.

Com essas palavras o reitor da Universidade de Caxias do Sul, Gelson Leonardo Rech, deu início ao debate promovido pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e pela União Estadual dos Estudantes (UEE) em torno da importância das universidades comunitárias no desenvolvimento da educação brasileira. O evento, realizado na noite de terça-feira, dia 26, no UCS Teatro, encerrou a passagem da Caravana da UNE no Rio Grande do Sul, após dois dias de atividades no Campus-Sede da UCS, instituição escolhida pela própria UNE para sediar o encontro no Estado.

Debate integrou ações da Caravana da UNE

A UCS acolheu centenas de estudantes e gestores acadêmicos de instituições que integram o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). No debate de terça à noite, estiveram lado a lado, entre outras autoridades acadêmicas e estudantis, o reitor da Universidade de Santa Cruz e presidente do Comung, Rafael Frederico Henn, a secretária-geral da UNE, Júlia Koff, o presidente da UEE, Alejandro Guerrero, o presidente do Diretório Central de Estudantes (DCE) da UCS, Wallace Castro Tropaga, e a deputada federal Denise Pessôa. Diante deles estava uma plateia formada por alunos de diferentes faixas etárias, cursos e instituições, porém focados no mesmo propósito de uma reforma universitária que valorize o papel das instituições públicas e comunitárias.

“A primeira Caravana Universitária foi realizada pela UNE em 1968, e desde então pouco se avançou em termos de melhorias que vão desde a redução de valores nos restaurantes universitários até o acesso e a permanência no ensino superior para todas as classes sociais”, destacou a secretária-geral da UNE, Júlia Koff. O presidente do Comung, Rafael Frederico Henn, observou a necessidade de uma constante representatividade das universidades comunitárias junto a diferentes instâncias governamentais, a fim reivindicar recursos e, sobretudo, reconhecimento.

Tanto o Comung quanto a UNE e a UEE estabeleceram metas nesse sentido. O consórcio elabora carta de reivindicações que deve ser apresentada nos próximos dias ao governo do Estado, observando a necessidade do cumprimento do 0.5% da receita líquida de impostos próprios previsto na Constituição Estadual a ser revertido em bolsas de estudos para o Ensino Superior Comunitário, entre outros itens. As entidades estudantis, por sua vez, dão prosseguimento à Caravana da UNE, a partir de Caxias, por outras 12 cidades brasileiras para, ao fim do itinerário, elaborar um relatório sobre a realidade e as necessidades das universidades comunitárias a ser apresentado ao Ministério da Educação em agosto.

A passagem da Caravana da UCS em Caxias foi considerada pelo reitor Gelson Leonardo Rech como um fato histórico na Instituição, tanto pela qualidade dos debates quanto pela convergência de ideias e à importância de uma educação superior de qualidade, acessível a todos.

Fotos: Bruno Zulian

Assessoria de Comunicação da UCS