Placas Solares. Crédito Tiago Cassol Severo. Crédito

Parceria entre UCS, Sebrae e Sicredi Pioneira visa aprimorar setor de energia solar regional

Em parceria com a Sicredi Pioneira e o Sebrae, a Universidade de Caxias do Sul integra o Projeto de Homologação de Integradores (PHI), que propõe a geração de desenvolvimento sustentável ao mercado de energia solar fotovoltaica a partir de qualificação e profissionalização das empresas do setor. A iniciativa prevê avaliações sobre gestão, técnica empregada e projetos executados, além da ampliação da divulgação do setor de energia solar aos interessados.

O desenvolvimento da metodologia de trabalho, com enfoque nos pilares da gestão e no conhecimento técnico do setor de energia solar fotovoltaica, envolveu as entidades durante dois meses de trabalho. À UCS, coube a responsabilidade de preparar itens técnicos avaliativos, que permitam viabilizar o crescimento contínuo da segurança de instalações solares e da capacidade das empresas do setor.

O projeto visa a realização de diversas ações, entre treinamentos e capacitações, com os integradores (empresas que atuam no mercado de energia solar), e, também, com os associados da cooperativa Sicredi Pioneira, onde a UCS executa ações de divulgação da energia solar para desmistificar dúvidas sobre o potencial solar, seus equipamentos, formas de instalação e legislação vigente.

Na última semana, no 10 de setembro, em Nova Petrópolis, as entidades integrantes do PHI estiveram reunidas para debater ações e atividades com foco no setor junto ao presidente da Associação Brasileira de Energia Solar (ABSolar), Rodrigo Sauaia, o que reforçou expectativas e credibilidade do projeto e também de ações como o 2º Fórum de Energia Solar e Eficiência Energética, que ocorrerá em 2020, conta o professor Tiago Cassol Severo. Ele participou das atividades junto com os professores Marta Baltar Alves, com quem coordena projetos relacionados à energia fotovoltaica na UCS, e Celso Ferrarini, diretor de relacionamento com o Mercado da Fundação Universidade de Caxias do Sul, reforçando a movimentação da Instituição no setor de energia solar.

O evento de lançamento do Projeto reuniu mais de 200 pessoas e 70 empresas do segmento de energia solar. Fizeram parte da programação a apresentação do projeto PHI, pelas entidades, e a palestra Energia Solar Fotovoltaica: Panorama, Oportunidades e Desafios, na qual o presidente da ABSolar apresentou o mercado brasileiro e gaúcho, perspectivas de crescimento nos próximos anos e as barreiras que se apresentam ao setor.

Eficiência Energética e Energia Solar
Na lógica de fortalecer a matriz energética em torno das opções renováveis, a UCS também foi uma das organizadoras do 
Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética, realizado em maio deste ano, em Bento Gonçalves, dirigido a profissionais de diferentes áreas do conhecimento, estudantes, professores e empresários. Na programação do evento, alinhada ao tema da eficiência energética, a UCS inaugurou o Sistema Fotovoltaico do Campus Universitário da Região dos Vinhedos. O novo sistema integra o projeto de eficiência energética da UCS desenvolvido em parceria com a RGE/CPFL, com colaboração da InstalWatt, empresa de instalações elétricas, e a Efall.

Imagem: Tiago Cassol Severo